sábado, 1 de agosto de 2009

AS TRÊS CRUZES



O Evangelho, segundo Lucas 23.32-46, nos ensina que três cruzes foram levantadas no dia da crucificação do Senhor Jesus. Foram levados com Jesus outros dois, que eram malfeitores, para serem executados. Um a direita, outro a esquerda. Cada cruz deixou sua mensagem.
Mensagem da primeira cruz:

1 - Indiferença
Um dos malfeitores blasfemava contra Jesus dizendo: Não és tu o cristo? (Lc 23.39) Teve perto de si a oportunidade de salvação, mas nem aquele momento o fez mudar de atitude. Foi indiferente, frio e incrédulo diante da cruz de Cristo, como muito também são hoje em dia.

2 - Interesse
Disse para Jesus: Salva-te a ti mesmo e a nós também.(Lc 23.39) Aquele bandido não apenas foi indiferente, mas também demonstrou um interesse pessoal. Ele queria apenas se tornar livre daquele tormento. Não amava a Cristo, estava interessado na sua "libertação". Infelizmente muitos querem hoje as bênçãos de Deus e não o Deus das bênçãos. Querem Deus pelo que faz e não pelo que é.

3 - Incredulidade
Nem ao menos temes a Deus? (Lc 23.40) Rejeitou a maior oportunidade da sua vida, mesmo diante da morte, porque não confiou no filho do Deus vivo. Muitos abraçaram aquela cruz: As autoridades (v.35), os soldados escarnecedores (v.36-37), os que iam passando (v.39-40), os religiosos (v.41-43) e outros (v.49).

Continua na próxima semana)