quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Minas cria 8 leitos de UTI exclusivos

Medida foi anunciada ontem, no Hospital das Clínicas, como uma ação preventiva para possíveis casos de maior gravidade


Minas terá oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos ao tratamento de casos graves de gripe suína. Uma nova ala do Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, foi reestruturada para receber os pacientes. Os leitos - dois para crianças e seis para adultos - estarão prontos amanhã. A iniciativa é uma medida preventiva. A unidade tem ainda 24 leitos para internação, sendo que 22 deles estão ocupados hoje.

O anúncio dos leitos de UTI exclusivos acontece uma semana depois da morte da operadora de caixa Keila Daniele Sales Sousa, de 25 anos. No dia 27 de julho, a jovem morreu no Hospital José Sabino Neto, em Betim, com suspeita da doença. Quando as unidades de saúde conseguiram uma vaga de UTI para a jovem, ela já havia morrido.

Prescrição do Tamiflu
O Ministério da Saúde orientou ontem os médicos, das redes pública ou particular, a receitarem o Tamiflu – antiviral utilizado no tratamento da gripe suína – para os pacientes que julgarem necessário, mesmo que não tenham sintomas graves ou que estejam fora de grupos de risco. Contudo, a prescrição deve ser tratada como exceção. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esclareceu, ontem, que, para que qualquer médico prescreva algum medicamento para o tratamento da “nova gripe”, é preciso, antes, consultar as autoridades epidemiológicas. Segundo o ministro Temporão, não será feito um novo protocolo.